O Quartel

QUEM SOMOS

O 14º Batalhão de Planaltina é o maior Batalhão da região leste do Distrito Federal. Composto por 510 Homens e mulheres é responsável pelo policiamento ostensivo por toda área de Planaltina, tanto urbana quanto rural. A área rural de planaltina é a maior do Distrito Federal e corresponde a 26% do seu território. Apesar da extensa área, o 14º Batalhão está trabalhando dia e noite para a sua segurança.

O COMANDO

O Comando do 14º Batalhão é composto por oficiais comprometidos com a atividade de segurança pública.

Muitos dos policiais com função de gestão moram na cidade e outros têm larga experiência em atividades policiais e de proteção do cidadão que mora aqui, o que nos torna mais próximos da história da cidade mais antiga do DF.

Mas o trabalho estratégico de segurança em Planaltina não pode deixar de ter a participação da comunidade. Isso nos obriga a ouví-los da forma mais efetiva possível.

A responsabilidade geral de gestão, comando e controle do Batalhão atualmente é feita pelo Tenente Coronel Sant’Anna, comandante, e pelo Major Koboldt, que exerce a função de subcomandante.

A MISSÃO CONSTITUCIONAL E A HISTÓRIA DA PMDF

MISSÃO:

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é o órgão constitucional de segurança pública responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública no Distrito Federal do Brasil.

HISTÓRIA:

A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa no século XIX, com a vinda da corte portuguesa para o Brasil, por causa do bloqueio continental e da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Dom João VI, o príncipe regente, e sua corte necessitariam de uma grande estrutura no Brasil-Colônia e, com isso, promoveu-se um grande desenvolvimento no País com a abertura de portos, a criação da Biblioteca Pública, do Arquivo Militar, da Academia de Belas Artes, do Jardim Botânico e de outras instituições que estruturam o país.

Com os elementos da Guarda Real da Polícia de Lisboa – uma instituição de caráter militar, mas subordinada à Intendência-Geral da Polícia – que vieram para o Brasil e segundo os seus moldes , em 13 de maio de 1809, D. João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, primeiro núcleo da Polícia Militar do Distrito Federal, que tinha a missão de guardar e vigiar a cidade do Rio de Janeiro. Essa divisão também foi chamada de Corpo de Quadrilheiros.

Após ser rebatizada algumas vezes, a Polícia Militar do Distrito Federal foi transferida do Rio de Janeiro para a nova capital da república, Brasília. Em agosto de 1965, o diretor do então Departamento Federal de Segurança Pública baixou normas para que o comandante geral da corporação, naquela época sediada no Estado da Guanabara, instalasse na nova capital uma unidade administrativa com efetivo orgânico de uma Companhia de Polícia Militar. A finalidade dessa companhia era executar o serviço de trânsito do DF.

A PMDF foi instalada na atual capital somente em 1966, com profissionais vindos da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e mais alguns remanejados de outras instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do DF em Brasília.

Nesses 200 anos de existência, a Polícia Militar do Distrito Federal dedica-se à segurança pública da capital federal, atuando em todas as regiões do DF e trabalhando dia e noite para o seu bem-estar, sempre sob o lema: Polícia Militar do Distrito Federal – muito mais que segurança

Anúncios

8 Responses to O Quartel

  1. Edilson Bispo diz:

    Acho que o site deveria ter uma atualização diária,pois o “Major”Santanna já saiu Ten.Cor. há um mês e ainda não atualizaram a patente do mesmo.

    • Está vendo como é bom fiscalizar? Ainda bem que eu passei por aqui Edilson, senão não teria visto esse “furo” de minha equipe – rsrsrsrs.

      Mas vou perdoá-los (dessa vez – rs). Todos estão trabalhando excessivamente. Vou aproveitar e atualizar.

      Abraço de novo,

      Ten Cel Sant’Anna

  2. Helio Donizete gomes diz:

    Muito bom o bog do 14bpm,aproxima mais os policiais,e faz com que todos se enterecem pela area tecnologica é a PMDF no seculo XXI parasbens pela iniciativa.

    • Em nome do Ten Cel Sant’Anna venho agradecer a visita e os comentários. Saiba que uma das metas do comando é atingir a excelência no trabalho de segurança e principalmente na interação com a comunidade de Planaltina.

      ST D’Abadia

  3. SAMANTA SOTÉRIO diz:

    Bom Dia! Adorei o blog muito bom mesmo, isso faz com que a população mude se pensamento de que policial é “BICHO PAPÃO”, sou filha de policial se sei muito bem como é isso, você chega a determinados locais e se alvo de chacota, isso quando a mídia também aproveita certas situações para sujar o nome de uma corporação tão importante!
    Agora o blog falta alguns itens, por exemplo: a divulgação de todos os projetos do batalhão como o Do Jô do 14° BPM, um projeto como esse que esta servindo de espelho a muitos não poderia deixar de ter seu espaço neste blog, também um espaço para “fale conosco” contendo telefones, e-mails, etc… O mais muito bem elaborado parabéns!!
    Grata
    Samanta Sotério

  4. ELAIR LUIZ ALVES diz:

    assunto:TENHO UM IRMÃO QUE SE CHAMA JOSÉ ALVES SOBRINHO ( SOBRINHO )NOME DE GUERRA DA POLICIA MILITAR DO DISTRITO MILITAR DE BRASÍLIA, NÃO TENHO NOTÍCIAS DELE A + DE 15 ANOS NÓS DA FAMILIA NÃO SABEMOS ONDE ELE MORA ENEM O TELEFONE DELE, SABEMOS QUE ELE MORA EM BRASILIA DF E ELE É APOSETADO DA POLICIA MILITAR DO DF

    • vanildodabadia diz:

      Senhora Elair
      por gentileza a sra vai a seção de inativos da PMDF, no
      setor policial sul, talvez consiga endereço de seu irmâo, pois
      aqui em nosso quartel não temos condiçoes de informá-la.
      Felicidades,

      St. D’Abadia

  5. Carlos Teles diz:

    Aos nobres do 14º BPM, meus sinceros agradecimentos pela iniciativa de construção de um canal de comunicação a todos( policiais e comunidade) com o intuito de construir um cenário produtivo de ações de segurança e melhorar as condições de bem estar e paz social para todos. Parabéns ao TC Santanna e seus policiais. Carlos Teles

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: